psicologia
1. Introdução
No presente trabalho de investigação irei abordar sobre o preconceito discriminação e estigma.
Preconceito é componente de um processo que se designa por categorização e que consiste em esquematizar-se a realidade social, em organizar em categorias estabelecendo-se deste modo uma diferenciação social.
Esta elaboração mental (o preconceito) forma-se no processo de socialização através de diversos agentes tais como: a família, a escola, os meios de comunicação social e grupo de pares. Este comportamento está presente em todas as culturas, em todas as sociedades e manifestam-se na forma de pensar e de agir.
Preconceito é um conceito formado antecipadamente e sem fundamento preciso ou razoavel. A psicologia social refere uma atitude que decorrem de pré-julgamento e que leva os sujeitos a avaliarem, muitas vezes de forma negativa, pessoas ou grupos sociais, comportamentos que conduzem a discriminação.
É uma optidão adquirida cujo objectivo é o estabelecimento de uma diferenciação social.
1.2 Formulação do problema
Entre vários temas que poderia estudar/pesquisar. No entanto escolhi este porque é algo que considero de estrema relevância nos dias de hoje, pois ainda existe o preconceito,discriminação e estigma na nossa socidade.
1.3 Relevância
As experiências mais profundas na vida de alguns seres humanos estão baseadas no preconceito, discriminação e estigma. Por exemplo o preconceito racial “brancos contra negros, contra amarelos, contra vermelhos, contra …. É um monte de cores contra um monte de cores”. A discriminação contra mulheres e o estigma perante aos deficiêntes.
Depois desde curto trecho verificamos que é importante/relevante o estudo desde tema, pois, é com base no mesmo que poderemos explicar e compreender melhor o que acontece na nossa sociedade. Com o conhecimento deste tema também podemos intervir se necessário em caso de queixas relacionadas como depressão.