psicologia
Itabaiana
2014
Referencia:
CUNHA, Marcus Vinicius da. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, 3° edição.
Piaget- Psicologia Genética e Educação
Um dos problemas epistemológico que despertou a atenção de Piaget diz a respeito a um tipo de conhecimento a outro. Piaget percebeu que poderia responder àquele problema epistemológico se estudasse o progresso das categorias de conhecimento no decorrer da vida da pessoa ,da infância á idade adulta. Tornando um campo de estudo a psicologia da educação. Ele queria compreender as categorias cognitivas desde os seus iniciais até as suas manifestações mais elaboradas, levando a uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência.
Além disso ,existem também os métodos piagetianos de investigação diferem daqueles que eram –e ainda são- usualmente empregados por outras correntes de pesquisadores. Piaget recorreu a um procedimento que ficou conhecido como abordagem clínica, uma entrevista livre em que o pesquisador busca averiguar os fundamentos e processos relativos á capacidade cogntiva de seus sujeitos experimentais. O que ele pretendia era verificar os recursos- mais ou menos dependentes da experiência- que individuo necessita para elaborar seu pensamento.
Esses métodos piagetiano de pesquisa não consiste em medir a competência intelectual ,mas sim compreender como o individuo formula suas concepções sobre o mundo que cerca, como resolve problemas ,como explica fenômenos naturais.
Esses métodos prevê a formulação de problemas abertos ,chamados provas operatórias, e a solicitação para que a criança os solucione, a exemplo, crianças muito pequenas ,podem ser interrogadas por meio da fala, recorre-se a observações(observa-se a atitude do bebê diante do brinquedo que cai de suas mãos e desaparece de seu campo visual e analisa-se o fato como se fosse a proposição de um problema).Esse método piagetiano refere-se a uma abordagem de pesquisa. O sujeito ,aquele que irá