psicologia
Vivemos cercados de problemas sociais, dentre os quais a desigualdade social faz parte. Este é um problema que gera vários outros para o indivíduo, como humilhação, sentimento de inferioridade e de desrespeito para com sua maneira de viver.
Infelizmente é possível ver muita desigualdade social presente em países ricos ou não, é uma realidade constante, os impactos dessa desigualdade afetam diretamente as condições de vida do ser humano, violando vários artigos da declaração universal dos direitos humanos.
Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive a alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito á segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.
Se olharmos na área da psicologia , existem princípios fundamentais para que o psicólogo baseie o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano , apoiando nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos ,porque toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantem a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo, é um Código de Ética profissional que tem a missão primordial não somente de normalizar a natureza técnica do trabalho ,e, sim, de assegurar ,dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas , um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social da categoria.
A violação dos direitos humanos trouxe uma discussão sobre a maneira que o Estado oferece estes direitos ao mesmo tempo em que os tira. Esta discussão só pode ser aberta a partir do momento em que o psicólogo passou a