psicologia
Nome do aluno:
Disciplina: Leitura e Produção Textual
Curso:
Professor:
1. Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não estar dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas. Para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explícitos quanto os implícitos, que requer conhecimento de mundo, para fazer as inferências. Levando em consideração esse assunto, faça uma leitura, ou seja, explique as informações implícitas. (8 a 10 linhas) 3,0 pontos.
2. Segundo Platão e Fiorin (1992, p.241), “Leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas. Caso contrário, pode passar por cima de significados importantes...”. Assim, há informações que estão explícitas no texto e outras que não. Essas informações implícitas podem ser:
a) pressuposto,
b) subentendido.
Após uma leitura atenta do fragmento de texto abaixo, explique , pelo menos, dois pressupostos e um subentendido.
“Para que o Brasil se torne um país do primeiro mundo, será preciso privatizar as empresas estatais, abrir a economia ao ingresso de produtos estrangeiros e terminar com os direitos trabalhistas que oneram a folha de pagamento e a Previdência Social.” (3,0 pontos)
Pressuposto 1:
Pressuposto 2:
Subentendido:
3. A linguagem é utilizada para que a comunicação se efetive. Não há comunicação neutra, o emissor tem objetivos ao formular seus textos (falados ou escritos). Assim, o texto pode estar centralizado em um dos elementos da comunicação: emissor, receptor, código, mensagem, canal e referente, consequentemente, a linguagem passa a ter funções. (3,0 pontos)
Com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina no que se refere às funções da linguagem, faça uma análise do texto, seguindo o roteiro abaixo: