Psicologia
Síntese :
Seus objetivos são de conhecer alguns aspectos das experiências de mães que freqüentaram o grupo terapêutico de massagem, o que as mães identificaram como contribuição para a saúde de seus filhos, a aprendizagem do conteúdo ensinado e contribuir para a divulgação e ampliação do projeto.
O estudo tem como objeto a percepção das mães acerca das experiências, benefícios e mudanças no comportamento do bebê, ao participarem de atividades relacionadas com a prática de massagem em bebês, desenvolvidas nos Grupos Terapêuticos de Massagem em Bebês da Universidade Federal de São Paulo. O trabalho sobre massagem terapêutica surgiu através de um grupo que observava as atividades de puericultura à partir do interesse dos pais em descobrir o que fazer para favorecer o crescimento e o desenvolvimento dos filhos.
A forma encontrada, pelo grupo, para atingir este objeto foi através da massagem por ser uma via de acesso ao processo evolutivo do desenvolvimento psicomotor do bebê.
Com a prática da massagem procura-se chamar atenção dos pais para a qualidade do movimento psicomotor do bebê, ou seja, como ele utiliza as aquisições adquiridas para a coordenação dos movimentos, pois uma melhora na qualidade dos movimentos pode trazer efeitos positivos na capacidade do bebê elaborar suas experiências com o mundo. Não esquecendo que estas aquisições também dependem da forma de manuseio do cuidador para com o bebê.
È importante ressaltar que a não elaboração das experiências com o mundo podem afetar o desenvolvimento, trazendo desordens futuras, sendo assim entende-se a técnica como preventiva.
A massagem dá-se através de um contato físico, se este contato for sistemático proporcionará estímulos sensório-motores, relaxamentos, vivências exteroceptivas e proprioceptivas, bem estar físico e principalmente