Psicologia
Disciplina: Psicologia
Módulo: 6 – Trabalho individual
Preconceito
Professora:
Catarina Soares
Aluna:
Eliana Santos Nº10 12ºG
Ano lectivo 2013/2014
Indice:
Introdução………………………………………………………………………………………………………………….3
Atitudes………………………………………………………………………………………………………………… 4 à 5
Preconceito…………………………………………………………………………………………………………… 5 à 7
Estereótipos……………………………………………………………………………………………………….....7 à 8
Descriminação……………………………………………………………………………………………………… .8 à 9
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………......10
Introdução:
No âmbito da disciplina de Psicologia foi-me proposto pela formadora Catarina Soares, e tem como objetivo abordar o tema Preconceito.
Assim, tive desenvolver os seguintes temas, a saber: atitudes, estereótipos e descriminação. Pretendo, ainda aprender e adquirir informações sobre este tema, por forma a completar e desenvolver os meus conhecimentos.
Reconheço, já que existem vários tipos de descriminação e que cada descriminação tem descrição própria.
Atitudes:
Atitude significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação aos grupos, a questões, a outros seres humanos, ou, mesmo até a acontecimentos ocorridos no meio em que estamos inseridos. As atitudes são aprendidas no processo de socialização, através dos seus agentes fundamentais: a família, a escola, os grupos em que estamos inseridos e os meios de comunicação social. No entanto, os processos de formação de atitudes nem sempre são os mesmos, podemos adquirir atitudes através da observação e imitação do comportamento dos outros, através da aprendizagem por condicionamento clássico ou por condicionamento operante.
As atitudes que aprendemos, apesar de apresentarem alguma estabilidade, também estão sujeitas a transformações. As atitudes não são