Psicologia
“Lazer azer é um conjunto de ocupações ás quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.”
1˚ Decanso: do corpo, da mente – é uma necessidade física básica
2˚ Divertimento: imenso conjunto de atividades e necessidades ligadas ao lúdico (diversão, prazer) que o sociólogo francês Roger Caillois classifica em 4 categorias:
a) A aventura – igual a descoberta, a revelação de um mistério que podemos encontrar numa viagem, na leitura de um bom livro, num filme, no jogo e no esporte, numa festa. Tem por base a curiosidade
b) A competição – a motivação, participar de uma brincadeira, de um jogo. Pode ser uma disputa com outro ou consigo mesmo. Envolve o desejo de nos superarmos, de irmos mais longe. Poder ser o vestir-se melhor, demonstrar um físico melhor para os outros.
c) A vertigem – do escorregador, de esquiar, da montanha russa, dos videogames, do cinema 3D, dos calafrios de uma história/filme, dos esportes radicais, dos riscos, do sexo.
d) A fantasia – o desejo de ser diferente, de se outro, de estar em outro lugar, a prática do imaginário. A viagem, os encontros, os grandes acontecimentos lúdicos são precedidos e acompanhados de fantasias. Pessoas que “viajam na maionese” e se divertem em suas fantasias
3˚ Atividades e motivações voltadas ao desenvolvimento que pode ser físico, social, intelectual, artístico, cabendo inúmeros exemplos.
4˚ Podemos e devemos tentar descobrir outras categorias (amplas) de lazer e de lúdico procurando abordagens interdisciplinares.
Motivação: é todo estado interno ativado que leva o indivíduo a se comportar de determinada forma (que satisfaça necessidades e desejos)
Motivos de lazer, por