Psicologia
Somos Feitos de Tempos.
Somos Seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam.
Em 1500, Vera Cruz: O começo de tudo.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil descobriu que os índios passavam conhecimentos para os seus filhos.
Em algumas tribos os pajés era o responsável pelos valores culturais “educação”.
Em 1549, Alfabetização pela fé os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil, em missão civilizatória para converte os índios ao cristianismo.
Essa relação que se estabelece entre o ser humano com sua família, desde a pré- historia ate momento presente . O núcleo familiar, a comunidade sempre será o primeiro contato do ser humano com a aprendizagem. A educação informal sempre vira antes da educação formal. A educação formal é aquela que ocorre nos espaços escolarizados, que é desde a educação infantil a graduação.
As sociedades primitivas organizavam-se em grupos por relação de parentesco. Identificavam a partir de ruídos e gestos para a comunicação. A educação acontecia por meio da imitação e observação do comportamento do outro.
Ao final da idade dos metais, por volta de 4.000ac, apareceu a escrita e se dá passagem da pré- historia para a historia propriamente dita.
Educação no Brasil Colonial
A educação brasileira pós- descobrimento, começo com a chegada dos primeiros jesuítas, em 1.549.
A primeira grande ruptura da educação aconteceu com a chegada dos portugueses ao Brasil. Porque os jesuítas tinha como objetivos converte os índios ao cristianismo. Os Jesuítas ensinavam os índios saberes básicos como ler e contar. Com isso a cultura indígena perdeu muito das suas características primitivas em favor de um modelo imposto pelo o descobrimentos do Brasil.
Educação no período imperial;1822 -