Psicologia
DIREITO
PSICOLOGIA FORENSE.
1 – O que você entende sobre Psicologia Jurídica e qual a sua relação com o Direito?
A psicologia Jurídica procura entender o comportamento humano, tentando chegar a soluções de conflitos. A sua relação com o direito é a de auxiliar o judiciário a resolver conflitos sendo muitos emocionais, os quais não se conseguem mais resolver entre as partes, solicitado assim pelo juiz a ajuda de um profissional da área, o qual poderá desvendar os conflitos emocionais das partes e tentar buscar a solução.
2 – Sobre as funções mentais superiores: Defina-as, e escolha 3 delas dizendo qual a sua importância para algum caso do Direito.
A sensação são as informações que recebemos do mundo exterior e relativas ao organismo, chegam ao cérebro, assim compondo uma imagem mental correspondente a elas.
A percepção é quem interpreta a imagem mental gerada pela sensação, definindo-a como um processo mental, pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência.
A atenção é a capacidade para se manter o foco em uma atividade, as quais diversos fatores influenciam como a emoção, as experiências, os interesses e as necessidades.
A memória é a capacidade de conservar um acontecimento, o qual a informação armazenada no cérebro pode ser trazida mais tarde de volta à consciência.
A linguagem é um conjunto de sinais tradicionais, os quais podem ser orais, escritos ou numéricos, assim fazendo se conhecer nossas necessidades, emoções, desejos e pensamentos.
O pensamento são ideias que se ligam, associadas ao processamento, a compreensão e a comunicação de uma informação. O pensamento ele passa por estágios desde o nosso nascimento até atingir a capacidade mental de um adulto, sendo assim quanto mais evoluído é o pensamento, melhor se torna a linguagem, como ao contrário também.
A emoção é um estado de sentimentos com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais, os quais estão ligados ao afeto e ao humor,