Psicologia - o ser humano
O homem é um ser que pensa, fala, age, sente, com capacidade de criação tecnológica através de seu trabalho, como computadores, máquinas, músicas e etc. O desenvolvimento do ser humano ocorre através da aprendizagem, quanto mais vivemos e aprendemos, mais estamos nos desenvolvendo.
O homem é um ser pensante e, portanto existem características que o diferencia dos animais, são elas: Consciência – o homem ao contrário dos animais tem consciência de seus atos, com o poder de escolher e avaliar suas escolhas em sua vida; Instrumentos - de acordo com que o mundo avança novas tecnologias são criadas, mantendo uma relação do homem com o mundo, já que no mundo atual, é quase impossível viver sem essas tecnologias, novos instrumentos são inventados a cada dia; Linguagem - permite que o homem se comunique com outros. Por meio dessas características o homem é capaz de comparar, imaginar e inventar. Embora alguns animais se assemelhem ao homem em relação ao trabalho, o homem é o único capaz de planejar, prever, pressentir, dentre outras condições.
Todos os indivíduos possuem personalidade, ou seja, tem seu modo de pensar, agir e sentir de forma individual. Caráter, temperamento e traços são características que compõem a personalidade de um individuo, definem seu comportamento, sua forma de agir, e características duradouras da personalidade.
O homem aprende a ser homem no meio em que convive, constrói e obtém suas competências. É social, ou seja, fala a mesma língua que outros, acompanha a moda. É individual, tem sua forma de falar, sentir, sua própria personalidade.
De acordo com Sigmund Freud existem três estruturas mentais, são elas:
- consciente: parte na qual estamos ciente no momento.
- inconsciente: elementos não acessíveis à consciência.
- pré-consciente: parte do inconsciente que pode tornar consciente com facilidade.
Freud diz também que o homem possui instintos que são as forças que incitam as pessoas à ação. Pode civilizar-se, ou seja,