PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
Tutora Presencial: Kelry O. Tavorá
Prof. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Acadêmicas:
Luana Vieira da Silva RA: 418163
Morgana Monteiro Dantas RA 435745
Simone Ireno Santana RA: 8113727026
Hosana Rocha Lima-RA: 436972
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
BARRA DO CORDA
SETEMBRO/2014
1. INTRODUÇÃO
Essa atividade nos mostra o comportamento do homem, baseando-se no filme Tropa de Elite, relatando suas culturas, conflitos, manifestações e grupos sociais podem influenciar na vida dos indivíduos e de uma sociedade e tem como objetivo apresentar a necessidade de uma reflexão critica sobre os acontecimentos de cunho econômico, social e psicológico que ocorrem na sociedade do ponto de vista do profissional de Serviço Social.
Com uma análise profunda do filme “Tropa de Elite”, vamos compreender a questão cultural e psicológica dentro do grupo de policiais e todos os envolvidos.
O filme explicitou uma sociedade desamparada, onde o BOPE usa de tortura e crueldade para mostrar a dinâmica de seu exercício, os personagens se encontram encurralados no caos, na violência e na corrupção.
Existe um conflito social entre a Polícia e o tráfico de drogas, assim como a escolha profissional e a familiar necessitando da intermediação da Psicologia e o Serviço Social para resolução desses conflitos.
2. NATUREZA E CULTURA- DIFEREÇAS ENTRE O HOMEM E O ANIMAL
Os seres humanos são animais racionais, ou seja, animais que possuem capacidade de raciocinar, não agindo somente por instinto.
Por isso, somos capazes de inventar muitas coisas que facilitam o nosso dia a dia, levando mais conforto para nossas vidas. Os animais não inventam coisas, mas se adaptam ao ambiente em que vivem, suprindo suas necessidades.
Os homens primitivos conseguiram