Psicologia e segurança do transito
LUCY PERETO
DISPOSITIVOS DO SISTEMA DE SEGURANÇA
UTILIZADOS NOS AUTOMÓVEIS
SISTEMAS DE SEGURANÇA PASSIVA
- AIRBAGS
O airbag é um sistema de segurança passiva que atua apenas e após a colisão.
O princípio de funcionamento é o de uma almofada de ar cujo enchimento, realizado por ação pirotécnica, é efetuado a grande velocidade (aprox. 90m/s).
O airbag está posicionado no interior do volante do lado do condutor e no interior do tablier do lado do passageiro, à frente.
Há, também, cortinas ou airbags laterais destinados a proteger a cabeça dos ocupantes em caso de colisão lateral, bem como airbags para os lugares posteriores no veículo.
Por causa da grande velocidade de enchimento do airbag, o corpo deve posicionar-se ao volante a, pelo menos, 25cm de distância do centro deste, para evitar uma colisão violenta nos primeiros instantes de enchimento.
- CINTO DE SEGURANÇA O cinto de segurança é um sistema de retenção para o corpo dos ocupantes de um veículo.
Ele retém o corpo em situação de aceleração, impedindo que o corpo saia da sua posição sobre o assento. O cinto de segurança faz com que o corpo acelere e/ou desacelere juntamente com a massa do veículo, em qualquer situação: travagem, colisão ou durante uma curva atuando como força centrípeta no corpo dos ocupantes.
Desta forma, o cinto de segurança proporciona, ainda, uma aceleração/desaceleração relativamente homogênea e progressiva do corpo em caso de colisão frontal ou lateral do veículo, em relação a um embate direto e violento do corpo contra uma superfície sólida do interior da carroçaria.
Em termos físicos, em caso de colisão, o cinto de segurança atua aumentando o tempo de desaceleração no impulso, reduzindo assim a força sobre o corpo. O organismo humano não suporta forças muito intensas. Assim, o risco de lesões graves ou morte é substancialmente reduzido. O cinto de segurança é o principal sistema de segurança passiva dum