Psicologia e Saude - Visita a Instituicao Hospitalar
Hospital São João Batista
Psicologia e Saúde
Macaé – RJ
2013
Índice
Introdução_____________________________________________3 Ato de caridade
Desenvolvimento_______________________________________7
Desenvolvimento da entrevista com a Psicóloga Daise da S. Carvalho:
O trabalho de um Psicólogo Hospitalar
Objetivos e limites da Psicologia Hospitalar
Desafios e Possibilidades
Conclusão____________________________________________11
HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA
Bibliografia___________________________________________12
3
HISTÓRIA DO HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA
Com seus 135 anos de existência, o Hospital da Irmandade de São João Batista de Macaé, ocupa um quarteirão da Praça Veríssimo de Melo e tem um passado de profundas raízes na história do Município.
Surgiu do espírito altruístico do bom lusitano Antônio Joaquim D’Andrade que, emigrado para a colônia, ainda jovem veio parar na Vila de São João Batista de Macaé, onde acabou residindo até o final de seus dias. Aqui, ao explorar pequeno negócio de cuscuz, recebeu o apelido de Casculeiro; passou a chamar-se Antônio Joaquim D’Andrade Casculeiro sem degradação da imagem do honrado português.
No dia 08 de novembro de 1862, como permanecera solteiro, fez lavrar em cartório seu testamento, deixando dois contos de réis que, depositados no Banco do Brasil, fossem destinados ao início da construção de uma Casa de Caridade, na qual seriam socorridos os necessitados. Cinco anos mais tarde, no dia 02 de dezembro de 1867, foi lançada a pedra fundamental desta obra.
A Irmandade de São João Batista de Macaé, idealizado para administrar o Hospital Casa de Caridade nasceu no dia 22 de maio de 1872, em solenidade presidida pelo Juiz Municipal, Dr. Carlos de Souza Silveira, nomeado para Macaé a pedido do Duque de Caxias, conforme