Psicologia e profisão
INTRODUÇÃO
Personalidade: Teoria, Pesquisa e Avaliação
A Natureza da Personalidade é um constante hipotético complexo. A Personalidade consta de consistência e peculiaridades e é composta de traços que vêm a ser suas tendências e dimensões. Uma personalidade consistente é compreendida pela estabilidade do comportamento de uma pessoa ao longo dos anos e em diferentes situações, tendo peculiaridades que são as diferenças do comportamento entre as pessoas ao reagirem à mesma situação.
Seus traços condizem com as pendências e suas dimensões duradouras no comportamento do indivíduo.
Há pessoas honestas, dignas de confiança, temperamental, impulsivas, desconfiadas, ansiosas, excitável, dominadoras, amigável e etc. • Gordam Allport (1937-1961) descreveu mais de 4.500 traços básicos de personalidade. Um pequeno número de traços fundamentais determina outros mais superficiais. • McCrae e Costa outros teóricos da personalidade descreveram 5 grandes traços da personalidade que foram aceitos pela Psicologia Contemporânea e tornou-se a concepção dominante de Estrutura de personalidade na Psicologia Contemporânea, apesar de sofrerem inúmeras criticas, principalmente por sua generalidade. • McAdam - 1992, Tellegn – 1993, Jack Block,1995 e outros, assinalam que os traços de mais elevada classificação que emergem na analise estatística, dependem até certo ponto da exata combinação do conjunto maior de traços específicos mensurados em primeiro lugar. • Cattell – Raymund - Supõe que os psicólogos podem descrever a personalidade de um individuo através da mensuração de 16 traços. O debate acerca de quantas dimensões é necessário continuará a existir por muitos anos.
- Modelo de Personalidade – Segundo McCrae e Costa. • Neuroticismo – ansioso, inseguro sentimento de culpa, tímido. • Extroversão – conversador, sociável, animado, afetuoso. • Receptividade às experiências -