Psicologia e Políticas Públicas
O que é a psicologia? O que faz o psicólogo?
Podemos entender que a psicologia é uma ciência complexa, que visa compreender os processos humanos prevendo alguns destes efeitos e realizando intervenções no sentido de tornar alguns processos mais efetivos para aqueles que participam dele.
O psicólogo, neste sentido, pode ser um facilitador do entendimento das relações humanas e sociais. A maneira pela qual ele vai trabalhar dependerá muito de sua concepção acerca do humano e do mundo e a que matriz de pensamento psicológico ele estará filiado, e no âmbito da relação entre políticas públicas e garantia de direitos sociais, ele terá muito a fazer.
A psicologia é só para o sujeito?
Todo sujeito é um sujeito social, inserido em relações políticas, econômicas, culturais e afetivas. Estas relações influenciam umas às outras.
Neste sentido, podemos falar de uma construção social do sujeito, a partir do contexto onde vive dos hábitos de seu grupo, de como ele é socializado e de como seu lugar social será reconhecido pela sociedade
A Psicologia Social é a área da Psicologia que estuda estas relações complexas entre sujeito e sociedade, procurando o sentido de certas práticas sociais para o sujeito e para a manutenção ou mudança sociais
A Psicologia social sócio-histórica
A Psicologia Social sócio histórica nos permite ter um olhar para como os processos de relação entre sujeito e sociedade e sociedade e sujeito se dão no cotidiano, no campo, por que é aí que a vida acontece. Não é a teorização sobre o preconceito, por exemplo, que resolve situações de discriminação, mas a compreensão de como, no cotidiano das pessoas, esse preconceito é praticado, muitas vezes alienadamente, sem que a pessoa tenha consciência do que está acontecendo. Ao termos esta compreensão, podemos desenvolver intervenções efetivas, junto com a população, para que se modifique uma dada situação.
Por uma psicologia do cotidiano
A Psicologia Sócio-histórica