Psicologia e feedback
3º Período – Sistemas de Informação
“ Feedback e Psicologia, podem melhorar sua vida! ”
Bom o feedback é um processo de ajuda que ajuda sobremaneira na mudança do comportamento, podendo (e devendo) ser usado nas comunicações do dia - a- dia a fim de minimizar a possibilidade de conflitos de relacionamento e para crescimento mútuo d as pessoas envolvidas numa comunicação.
Na psicologia o feedback possui algumas características próprias bem como nas comunicações do dia- a- dia, para que o "feedback" seja eficaz usando o útil, de acordo com as necessidades como motivações tanto de quem fala como de quem ouve.
N ormalmente a dificuldade que as pessoas tem em receber um "feedback" deve - se ao fato de, geralmente, ser confundido com “bronca”, crítica, observações destrutivas, que não auxiliam as pessoas a ampliarem suas ideias e a ver as questões de ângulos diferentes. Mas para ser uma pessoa melhor, é importante saber o que se faz inadequadamente como também o que se faz com adequação para, então, corrigir as ineficiências e manter os acertos. Para isso o Feedback juntamente com a psicologia estabelecer uma confiança recíproca para diminuir as barreir as entre comunicador e receptor, bem como reconhecer que o feedback é um processo de exame conjunto. Por isso deve- se aprender a ouvir, a receber feedback sem reações emocionais (defensivas) intensas.
Como o Feedback é visto como um processo de PEDIR, DAR e RECEBER é um dos conceitos mais importantes. É mediante o feedback que podemos implementar as palavras do poeta: “ver - nos a nós mesmos como os outros nos veem”. É também através do feedback que as outras pessoas ficam sabendo como nós as vemos. O processo consiste na comunicação verbal e/ou não verbal entre duas pessoas ou um grupo de pessoas, balizando por duas variáveis: “dar feedback e receber feedback”.
Quando o feedback associado a psicologia possibilita o esclarecimento de interpretações, pois busca o entendimento da