Psicologia Vygostkyana
1. A psicologia Vygotskyana tem como base epistemológica o materialismo dialético de Karl Marx, investigando os processos psicológicos humanos, com relevo em sua dimensão histórica e não natural. Explique o enunciado acima de acordo com o texto.
R: Pois Karl Marx acreditava que a evolução humana se deu da necessidade histórica, ou seja, a sociedade foi se adaptando às transformações sociais como a relação entre diferentes sociedades. A teoria Vygotskyana o desenvolvimento do sujeito sempre levando em consideração os aspectos culturais em volta do mesmo. Essa teoria propôs estudar o desenvolvimento humano através de gênese e condenava o estudo do pensamento. 2. Qual é a concepção de desenvolvimento humano defendido pela teoria Vygotskyana? Explique as funções elementares e as funções superiores.
R: Na teoria Vygotskyana o desenvolvimento humano é entendido como um processo de internalização de modos culturais de pensar e agir, iniciando-se nas relações sociais, nas quais crianças e adultos compartilham seus sistemas de pensamento e ação. Os processos de aprendizado se transformam em processos de desenvolvimento, modificando os mecanismos biológicos da espécie. Segundo a análise de Vygotsky, o aprendizado precede e impulsiona o desenvolvimento, criando zonas de desenvolvimento proximal, ou seja, processos de elaboração compartilhada.
3. Qual é a concepção de aprendizagem em Vygotsky? Explique a aprendizagem de conceitos espontâneos e científicos.
R: Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente acadêmico. Segundo Vygotsky, um conceito não é simplesmente um conjunto de conexões associativas que se assimila com a ajuda da memória, nem um hábito mental automatizado, mas um verdadeiro e completo ato do pensamento. Neste sentido, o pensamento deste autor pode ser um interessante suporte teórico para as reflexões a respeito da