Psicologia Vigotsky
Psicólogos dizem que esse paradigma deve ser abandonado.
A psicologia moderna adota agora o modelo zoológico, que se baseia inteiramente em experimentação animal para responder as questões sobre as crianças. A convergência entre a psicologia animal e a da criança, contribuiu de forma significativa para o estudo das bases biológicas do comportamento humano.
A Inteligência Pratica nos animais e nas crianças
Wolfgang Kohler realizou experimentos durante a Primeira G.M., em chipanzés. E comparou alguns tipos particulares de respostas em crianças. Essa analogia entre a inteligência pratica na criança e resposta similar por macacos tornou-se o principio-guia do trabalho experimental nesse campo.
Buhler:
Buhler fez experimentos através da apreensão manual de objetos por crianças pequenas, a capacidade de usar outros meios para conseguir atingir o objetivo, e o uso que fazem de instrumentos primitivos. Juntamente com o experimento de crianças pequenas tirarem um anel de um bastão, evidenciam uma abordagem bem próxima a de Kohler. “Buhler considerava que as manifestações de inteligência prática em crianças eram exatamente do mesmo tipo daquelas conhecidas em chimpanzés.”
“Idade de chimpanzé” => os experimentos de Buhler servem de apoio para a analogia entre crianças e macacos, também fizeram com que descobrisse. “como será explicado em seções posteriores, que o inicio da inteligência prática na criança (raciocínio técnico), assim como no chimpanzé, é independente da fala.
As observações de Charlotte Buhler apóiam a conclusão de que durante o primeiro ano de idade a criança desenvolve além da inteligência prática, os movimentos sistemáticos, a percepção, o cérebro e as mãos. “[...] tanto pelo seu grau de desenvolvimento