Psicologia uma (nova) introdução questionário
A Psicologia como ciência independente:
1. Quais são as dificuldades envolvidas na criação de uma nova ciência e, especificamente, na elaboração de uma psicologia científica?
2. Como você vê a questão da independência da psicologia e das suas relações com as demais ciências? Justifique sua resposta.
1. Na época era muito difícil mostrar que ela tinha um objeto própio e métodos adequados ao estudo desse objeto.
2. Acredito que a psicologia é a somatória de sociologia, filosofia e biologia, mas ao mesmo tempo nenhuma dessas matérias estuda a mente e o psiquê do homem. Por isso considero a psicologia como matéria independente.
Precondições socioculturais para o aparecimento da psicologia como ciência no século XIX:
1. Em que condições a experiência da subjetividade privatizada se aprofunda e generaliza? Porque isso ocorre? Quais são, para você, nas nossas atuais condições de vida, os fatores socioculturais que propiciam a privatização das experiências? Exemplifique.
2. Em que sentido Descartes pode ser considerado o fundador da concepção moderna de sujeito?
3. O Romantismo ao mesmo tempo critica a sociedade valoriza o sujeito. Como é possível essa tarefa aparentemente contraditória?
4. Como Nietzsche acaba por dissolver a concepção de sujeito?
As primeiras perguntas do livro Psicologia Uma (Nova) Introdução
1. a) A experiência da subjetividade privatizada; b) A experiência da crise dessa subjetividade.
2. Enquanto duvido, existe ao menos a ação de duvidar, e essa ação requer um sujeito, ou simplificando, "penso logo existo". A partir daí vem a idéia de um sujeito.
3. O Romantismo regularmente representa uma crítica à modernidade, aquilo que na fundação da modernidade deve ser excluido do "eu" ou mantido sob o férreo controle do Método parece agora invadi-lo, porém, o Romantismo traz a experiência de que o homem possui níveis de profundidade que ele mesmo no entanto desconheçe, fazendo assim um