Psicologia Transpessoal
1. Conceitue o que é Psicologia Transpessoal (usar como base leituras, conteúdo de aula e reflexões pessoais). A psicologia transpessoal vê o Ser como um todo, contemplando o corpo físico, o mental, o espiritual e o emocional. Concentra-se no estudo das experiências e fenômenos transpessoais, nos estudos dos estados de consciência. Integra as tradições espirituais do ocidente e oriente, e busca suas bases no conhecimento das psicologias científicas ocidentais. Sua proposta é estimular o indivíduo a sua dimensão superior da consciência, ou seja, transcender-se. Transcender o ego e integrar o espiritual nas dimensões pessoais.
Para Walsh e Vaughan, “a experiência transpessoal é aquela em que o senso de identidade ou do eu ultrapassa o individual a fim de abarcar aspectos da humanidade, da vida, da psique e do cosmo”.
A sua posição, segundo Maslow, é de que ciência deve agregar valores, mantendo estreitas correlações com a educação, a ética e os aspectos saudáveis que podem ser estimulados e desenvolvidos na natureza humana. 2. Quais os aspectos básicos da Abordagem Integrativa Transpessoal? Classifique e cite os elementos de cada aspecto.
São dois os aspectos básicos da Abordagem integrativa Transpessoal: O estrutural e o dinâmico.
O aspecto estrutural é formado por: conceito de unidade, conceito de vida, conceito de ego, estados de consciência e cartografia da consciência. Estes cinco elementos formam o corpo teórico da psicologia transpessoal. O conceito de unidade é o que estrutura e sustenta o trabalho da transpessoal, os outros quatro elementos são sustentados a partir dele. Ele é o aspecto necessário ao desenvolvimento da dimensão transpessoal.
O aspecto dinâmico é formado pelo eixo experiencial e o eixo evolutivo. Este aspecto possibilita a integração das partes, que compõem sua articulação, ao todo.
3. Caracterize/descreva os elementos do aspecto estrutural.
Conceito de unidade - É o estado