Psicologia Tradicional e Psicologia Social
A Psicologia Tradicional esta preocupada em como conduzir a sociedade. Ela procura descrever a sociedade para melhor harmonizar as relações sociais.
A Psicologia Social (Sócio Histórico) esta preocupada no processo de transformação social, da adequada realidade. Ela é a natureza intersocial que esta preocupada em compreender criticamente as relações sociais (transformar).
Psicologia Tradicional
Psicologia Social *
Interação
Atividades
Comunicação
Consciência
Percepção Social
Identidade
Atitude
*A Psicologia Social é baseado em Carl Marx – Revela o ser humano com o trabalho. O sujeito se vê alienado, no geral. Existe uma ideologia em compreender o sócio histórico e a escolha no processo dialético, que estabelece nas relações sociais e a mesma que sustenta quem sou. A instituição surge como uma causa pratica. Já nascemos com uma condição cheios de instituições, porém não sabemos sua origem de um contexto sócio histórico. A Psicologia Social questiona isso pois existe uma condução, determinada historicamente e socialmente. Ex: Os homens mais racionais e as mulheres mais emocionais. São como são pois foram construídos assim na historia e no social. A psicologia social existe para diminuir o sofrimento humano. Está fortemente influenciado pelo materialismo histórico dialético.
O processo dialético é um processo continuo. A construção de variáveis da cultura, valores... A inserção no mundo é gradativa. A mensuração de tudo Ex: bom e ruim. O mundo produz esta significação – definição recíproca; nexo de motivações, requer identificação mutua (onde existe a objetividade), que se dá o nome do processo de socialização.
Socialização: Uma gradativa inserção do ser humano