Psicologia social
Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde
Psicologia
PSICOLOGIA SOCIAL
Gabriela Gonçalves Ferreira
Gabriella Stephanie Rodrigues
Julia Locci Zorzi
Juliana Roque
Leticia Coutinho
Maria Júlia Gimenez Scapini
São Paulo
2013
Gabriela Gonçalves Ferreira
Gabriella Stephanie Rodrigues
Julia Locci Zorzi
Juliana Roque
Leticia Coutinho
Maria Júlia Gimenez Scapini
PSICOLOGIA SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia Ciência e Profissão, pelo professor João Roberto, como requisito parcial para a média.
São Paulo 2013
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO À ÁREA XX
II. HISTÓRICO DA ÁREA XX
III. RESOLUÇÃO DO CFP XX
IV. PRÁTICA DO PSICÓLOGO XX
V. CONSIDERAÇÕES FINAIS XX
VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS XX
I. INTRODUÇÃO À ÁREA
A ciência que chamamos de Psicologia, em si, é considerada um estudo com vocações sociais, assim, podendo ser atrelada a Psicologia Social, porém essa especialização da Psicologia vai além do estudo social como um todo.
Atualmente, a Psicologia Social é considerada como uma especialização isolada da Psicologia pelo foco que possui nos meios e abordagens teóricas específicas que podem fazer um paralelo entre explicações sociológicas e psicológicas, chegando assim num consenso.
Sendo também considerada uma fronteira entre a Psicologia e a Sociologia, a Psicologia Social pende, de fato, para os dois lados, mas é nomeada como Psicologia, pelo fato de ser um estudo social com um foco individual e não social. Estudando e procurando compreender as relações interpessoais, a comunicação e relação do indivíduo com a sociedade como grupos sociais e as representações sociais do ser. Basicamente, é o estudo dos indivíduos num contexto social em que se encontram.
Para que o estudo tenha