Psicologia Social
LINGUAGEM, PENSAMENTO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Trabalho apresentado no seminário de psicologia social, no centro universitário Univag, sobre a orientação da professora Mst. Karen Sibila Strobel Moreira Weimer.
Cuiabá – MT
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO........................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................4
3. CONCLUSÃO..........................................................................6
4. BIBLIOGRAFIA........................................................................7
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a escritora Lane, S. T . M. O que é psicologia social, em seu artigo e nas categorias fundamentais da psicologia social da pagina 33 a pagina 39, Skinner define comportamento verbal como “todo aquele mediado por outra pessoa, e assim inclui, no verbal, gestos, sinais, ritos e, obviamente, a linguagem. O homem ao falar transforma o outro e, por sua vez, é transformado pelas consequências de sua fala.” Para uma compreensão mais profunda do comportamento verbal, analisá-lo em um contexto mais amplo considerando-se o ser humano como manifestação de uma totalidade histórico-social, produto e produtor de história.
2. DESENVOLVIMENTO
A linguagem se originou na espécie humana como consequência da necessidade de transformar a natureza, através da cooperação entre homens, por meio de atividades produtivas que garantissem a sobrevivência do grupo social. A linguagem reproduz uma visão de mundo, produto das relações que se desenvolveram a partir do trabalho produtivo para a sobrevivência do grupo social.
Skinner define “tato” como sendo os significados das palavras, e seriam variáveis independentemente produzidas pelo grupo social ao qual o individuo pertence. Desta forma a aprendizagem da língua materna insere