Psicologia Social
A prática do serviço social ainda exige debates , uma vez que o modelo capitalista é o seu pano de fundo pautando-se em ideologias, em seus interesses e valores, no entanto assistentes sociais tem como público a classe trabalhadora, afim de atender necessidades básicas. Sendo assim é possível identificarmos um caráter desse profissional, tendo por um lado atender a classe dominante, e por outro o proletário. Há a necessidade de adaptação de profissionais dessa área de acordo com a evolução ,do desenvolvimento do capitalismo partindo pressuposto de que o Serviço Social é uma profissão especializada e inserida social e técnica do trabalho.
O Serviço Social afirma-se como um tipo de especialização do trabalho coletivo, por ser a expressão de necessidades derivadas de práticas históricas das classes. O desenvolvimento dede forças produtivas e as relações sociais nesse processo determina m novas necessidades sociais que passam a exigir profissionais qualificados para atendimentos seguindo parâmetros de racionalidade e eficiência inerentes a sociedade capitalista.
Os assistentes sociais também surgem no cenário mundial como profissionais que lidam cm questões sócias, dessa forma o desenvolvimento profissional e a expansão do seu mercado de trabalho ocorrem no momento de controle que diz respeito a política e o Estado. Surge pra controlar