Psicologia Social
CURSO – SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA – Psicologia Social
* Adriana Viana de Souza – RA – 427456 *Camila Souza Martins Fonseca –RA-432822 *Josiane Fernandes Rodrigues –RA– 428272 * Marly Pavani Tavares Alves – RA – 430609 TÍTULO – (ATPS) ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVICIONADAS, entregue como requisito para a conclusão da DISCIPLINA- Psicologia Social, sob orientação da professora e tutora (EAD): Ma.Helenrose Coelho.
Araçatuba – 25 de Abril, 2014.
Humilhação social corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia, um afeto mórbido derivado da exposição do homem pobre a mensagens de inferioridade social. Mensagens que lhe são assiduamente dirigidas pelos outros e pela cidade. Mensagens verbais e também mensagens mudas: são palavras ou são circunstâncias públicas que lhe parecem como o perpétuo lembrete de que não estão em casa. Os pobres sofrem frequentemente o impacto dos maus tratos. Psicologicamente, sofrem continuamente o impacto de uma mensagem: ‘Vocês são inferiores’. E, o que é profundamente grave: a mensagem passa a ser esperada. Para os pobres, a humilhação ou é uma realidade em ato ou é frequentemente sentida como uma realidade iminente, sempre a espreitar lhes, onde quer que estejam, com quem quer que estejam. O sentimento de não possuírem direitos, de parecerem desprezíveis, torna-se lhes compulsivo: movem-se e falam, quando falam, como seres que ninguém vê.
A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira
O Brasil ainda é um país onde a desigualdade social está cada vez mais alta na sociedade, há um número muito grande de pessoas pobres.
Observando que muitas pesquisas apontam o Brasil como o