Psicologia Social
Psicologia Social
Questões de estudo:
A Psicologia Social tem um privilégio sobre aspecto “meio”. Porém, não significa que ela não considere os demais aspectos, mas considera fundamental digno de maior ênfase. Comente sobre o assunto.
“Nós não tiramos vantagem daquelas pessoas por quem temos verdadeira consideração. Não, para estas pessoas nós providenciamos o melhor arranjo possível, o melhor planejamento.”
Robert Cialdini, PhD.
Segundo Allport (1996), a Psicologia Social se ocupa do estudo científico - por meio da investigação metódica e empírica - do modo pelo qual as variáveis humanas quantificáveis de interesse à Psicologia, em um dado indivíduo ou em um grupo de indivíduos, são afetadas pela presença real, implícita ou imaginária de outros indivíduos.
Michener e colaboradores definem a influência social como sendo o que ocorre quando “o comportamento de uma pessoa faz com que outra [pessoa] mude de opinião ou execute uma ação que, de outro modo, não executaria”. (2005. p. 238) Na influência social deve haver uma fonte, de onde parte a influência, e um alvo, que será submetido à influência proveniente da fonte. Tanto a fonte quanto o alvo podem ser um indivíduo ou um grupo de indivíduos.
Para que a fonte seja bem sucedida ela deve ser digna de crédito. Para tanto ela deve possuir experiência ou se semelhança com o alvo; sendo que estar acima de qualquer suspeita, ser agradável e atraente também é fatores importantes. Uma fonte com altas credenciais é a maneira mais eficaz de se alcançar o crédito do alvo. (Davidoff, 2006. p. 650-2).
Enquanto que inicialmente a credibilidade é vital, com o passar do tempo à atenção das pessoas volta-se para a mensagem, à medida que esta aumenta sua força persuasiva. A este fenômeno os psicólogos dão o nome de efeito adormecido. Os alvos mais sujeitos à influência são aqueles que possuem baixa auto-estima e dificuldade de entendimento. (Ibid. Idem)
É interessante notar que a importância das