Psicologia Social
Em Mal Estar na Civilização Freud (1930), Freud discorre sobre a questão fatídica para a sociedade: Se a construção de uma "civilidade" (cultura) poderia dominar seu instinto humano de agressão e autodestruição. Pois o homem desenvolver sobre toda força natural um controle tal que não teria dificuldade em destruir em prol do seu desenvolvimento a si mesmo. Contudo, não tenho conhecimento profundo de outros escritos.
Ou autor interessante que vale citar sobre as relações de poder é Michel Foucault ( 1926-1984). Com uma arqueologia sobre a questão do poder na relações humanas ele desvela a questão a exclusão das minorias e dos "indesejáveis" da sociedade (institucionalização: escolas, hospitais e manicômios), e a questão dos instrumentos de controle da subjetivação que coloca o humano contemporâneo como ser construído historicamente, e que ao longo dos tempos é controlada através de enunciados dos dominadores e que se modificam conforme tempo e espaço a serem exercidas. Portanto, a questão bélica é apenas mais uma entre os mecanismos de controle que age sobre a sociedade ( Vigiar e Punir, 1975)
E a questão da soberania é tão contemporânea quanto ultrapassada, contemporânea pois a Copa do mundo, este grande evento que bate a nossa porta, que modificou o modo de governo de algumas cidades que receberão delegações estrangeiras, efetuou uma "higienização social" nos grandes centros. E ultrapassada, pois com a globalização o Capital entre os países é volúvel, fortalecendo e enfraquecendo governos conforme os interesses econômicos.
Miniaturas de anexos Vídeos detectados neste e-mail
Baixar todos os anexos Todos os anexos