Psicologia Social
PSICOLOGIA SOCIAL
“É preciso que quem sabe, saiba, sobretudo, que ninguém sabe tudo, e que ninguém tudo ignora.” Paulo Freire A psicologia procura utilizar os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem.
A contribuição da Psicologia em três aspectos fundamentais:
Compreensão do cliente. Compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e SOCIAL. O cliente não é um ser ideal, abstrato. É uma pessoa concreta, com preocupações e problemas, defeitos e qualidades.
Compreensão do processo de aprendizagem. Para o profissional, não é suficiente conhecer o cliente. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o indivíduo pode aprender de maneira mais eficiente, se o meio não favorece.
Compreensão do papel do profissional. Ele não é o senhor, dono da verdade, que manipula o seu bel-prazer. Os clientes são pessoas humanas, tanto quanto ele, e seu desenvolvimento e sua liberdade de manifestação precisa ser respeitados pelo Assistente Social. O autoconhecimento é fundamental para a compreensão do seu papel de Assistente social. Na verdade, ele também aprende enquanto ensina, e o cliente, enquanto aprende, também ensina. Se o profissional precisa conhecer a si mesmo para poder conhecer os outros, a abertura ao que os clientes podem ensinar-lhe é um dos passos para esse autoconhecimento.
PSICOLOGIA
CIENTÍFICA SENSO