Psicologia Social
O encontro social
Psicologia social é a área da psicologia que procura estudar a interação social. É assim que Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, define essa área. Diz ele que a psicologia social é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”.
A interação social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da Psicologia. Assim, vamos falar dos principais conceitos da Psicologia social a partir do ponto de vista do encontro social.
Percepção Social
A percepção dos autores do livro em que foi baseado toda essa apresentação ( PSICOLOGIAS – Uma introdução ao estudo de Psicologia) desencadeia com o processo de percepção social.
Percebemo-nos um ao outro. E percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta, o que nos possibilita “ter uma impressão” dele.
Essa impressão é possível porque, a partir dos nossos contatos com o mundo vamos organizando o conhecimento no nível da consciência (em nossa cognição), e é esta organização que nos permitirá compreender ou categorizar um novo fato.
A percepção é, pois, um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.
Comunicação
A comunicação é um processo que envolve codificação (formação de um sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens. Essa mensagens permitem a troca de informações entre os indivíduos.
A comunicação não é constituída apenas de código verbal. Também utilizamos para a comunicação expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais.
A partir desse esquema básico da comunicação: transmissor – mensagem – receptor, a psicologia social estudou o processo de interdependência e de influência entre as pessoas que se comunicam, respondendo