psicologia social
O cidadão é socialmente humilhado toda vez que se vê sem o direito de ser parte da sociedade, de não ser igual em direitos, mas ser igual em deveres.
A humilhação e uma modalidade de angústia que dispara a partir de enigma de desigualdade de classes. (Texto PLT).
Com base nessa atual descrição podemos chegar a conclusão de que muitas coisas existente nas sociedade de hoje , continua como era na sociedade antiga, o poder se concentra nas mãos de uma minoria, e que deveria fazer algo por toda sociedade.
Atualmente existe muita gente passando por dificuldades e vivendo á margem da sociedade pelo simples fato:
- Apesar de muita coisa ser de responsabilidade dos governos, existem pessoas que por impossibilidades diversas, tende a viver á margem da sociedade.
-As faltas de informação, que lhe conduza aos caminhos, dos conhecimentos em geral lhes impedem exercer com dignidade sua cidadania. Fazendo com isso que se sintam humilhados.
Em uma sociedade onde a desigualdade prevalece, os mais favorecidos fazem de conta que não estão vendo os subalternos, mesmo que eles estejam ao seu lado, esta posição de invisibilidade faz com que o ser humano se sinta psicologicamente humilhado, desprezível e repugnante por não se sentirem parte integrante desta sociedade que lhe escraviza.
Numa sociedade onde a desigualdade prevalece, os mais favorecidos fazem de conta que não estão vendo os subalternos, mesmo que elas estejam ao seu lado, estas posições de invisibilidades faz com que haja a desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira.
Os moradores de rua passam despercebidos, em muitas situações, mais também causam espanto em pessoas que não estão acostumados; Essa invisibilidade está presente em todos os setores onde a desigualdade é apresentada.
A humilhação social um fenômeno histórico, ela é ocasionada pela desigualdade política e faz com que exista exclusão de uma classe inteira de homens.