Psicologia Social - Projeto Vila Fátima em Ribeirão das Neves - MG
Faculdade de Psicologia
Elysangela Alves Vieira
Gustavo Bruno Siqueira
Juliana de Almeida
Paula Cunha
Regina Coeli
RELATÓRIO DE ENTREVISTA: PSICOLOGIA SOCIAL
Belo Horizonte
2013
Elysangela Alves Vieira
Gustavo Bruno Siqueira
Juliana de Almeida
Paula Cunha
Regina Coeli
PSICOLOGIA SOCIAL
Relatório de visita apresentado à matéria de Práticas investigativas I, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com o objetivo de conhecer os campos de áreas de atuação em Psicologia.
Orientadora: Zanô
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
Conhecer um pouco mais de um projeto social era algo que todos nós estávamos ansiosos. Nessa visita ao Projeto Vila Fátima, ao conversar com a psicóloga Carol N. Oliveira, ficamos a par das dificuldades enfrentadas na área, das atividades realizadas e das necessidades da população de uma região periférica cuja realidade é palpável e se repete em diversas áreas também conhecidas por nós. Todo o processo de conhecer o local, os jovens e os profissionais envolvidos foi levado muito a sério pelo grupo.
PSICOLOGIA SOCIAL E CONHECENDO O CAMPO
A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia,história, ciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazi-fascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, etc. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação, o que ainda hoje, é controverso e aparentemente redundante pois como se diz desde muito: o homem é um animal social. Mesmo antes de estabelecer-se como psicologia social as questões sobre o que é inato e o que é adquirido no homem permeavam a filosofia, mais especificamente como questões