Psicologia Social II
CAMPUS ANHANGUERA BELENZINHO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMESTRE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE
CRISTIANE DA SILVA OLIVEIRA - RA 6506252656
ELIANE REZENDE - RA 6784385546
MAÍSA SILVA RAMOS - RA 6571279746
PROFESSORA EAD: HELENROSE A. da S. PEDROSO COELHO
São Paulo, 20 de Setembro de 2014.
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
RESUMO:
Essa breve pesquisa tem o intuito de demonstrar alguns conceitos da Psicologia Social, onde serão demonstrados os problemas inerentes as Policias e os Grupos Criminosos Organizados; as rivalidades e as guerras travadas entre os dois grupos.
Em Tropa de Elite, do diretor José Padilha, filmado na cidade do Rio de Janeiro em 2011, pudemos ver representado pelo ator Wagner Moura o cotidiano de um Capitão de um dos grupos mais famosos da polícia militar brasileira, o BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia). Mostra a luta de um policial em seu dia a dia, e a busca por um substituto a sua altura, alguém que tenha seu ímpeto e honestidade na luta travada que vinculou entre polícia e ladrão, e o sonho de para acabar com a corrupção existente nas polícias do Brasil.
É um filme que mostra a realidade nacional, onde métodos antigos de tortura física e psicológica são aplicados para tentar coibir a criminalidade. A violência do poder institucional contra o indivíduo em sociedade, demonstrando a diferença entre o animal, o ser humano e sua cultura.
O capitalismo e o mercado negro arraigado na instituição policial que traz á tona uma polícia arbitrária aos seus estatutos, que gera que subordinação da classe trabalhadora e do grupo marginalizado mais fraco.
Políticas Sociais ineficazes e insuficientes, domínio violento que gera o medo e a insegurança políticos interessados apenas em fazer a política mercantilista e dominante voltada apenas às grandes classes sociais; guerra entre a polícia e o ladrão e a demonstração da