Psicologia social - etapa 3 - silvia lane
Os objetos de estudo da Psicologia Social devem ser a linguagem e o grupo, pois é a partir desses dois processos que o ser humano encontra a sua identidade. A metodologia a ser utilizada deve ser “participativa e qualitativa”, visando “conhecer as pessoas, seus problemas e emoções e potencializá-las à emancipação (Lane, 1984, p.19 citado por CAMPOS e GUEDES, 2006. Portanto, a Psicologia Social proporciona à sociedade mecanismos que ofereçam um conhecimento sobre seus conflitos e emoções, o que propicia uma maior possibilidade de uma vida estável e equilibrada.
Lane critica a Psicologia como ciência positivista, que enfatiza que o indivíduo apenas responde aos estímulos ambientais de modo automático. Para ela a condição social e histórica não deve ser descartada, pois isto influencia diretamente a forma com que cada indivíduo irá reagir nas mais diversas situações.
Lane buscava construir uma Psicologia Social que focalizasse a busca de soluções para as questões sociais de seu tempo, através do conhecimento concreto das condições de vida e da realidade psicossocial da população brasileira, especialmente das classes de baixa renda, uma vez que a história da sociedade é influenciada através do contexto histórico presente.
Outro aspecto importante na Teoria da Psicologia Social é a ética do