Psicologia Social Comportamental
O Psicólogo Comportamental – também conhecido como terapeuta comportamental - é o profissional de psicologia que orienta sua intervenção clinica baseado na análise do comportamento de seu paciente e aplica a Análise Experimental do Comportamento. Possibilita ao paciente a identificação dos seus comportamentos disfuncionais, ou seja, os comportamentos que causam sofrimento e trazem prejuízos à saúde, prejuízos sociais, emocionais ou comportamentais.
A Terapia Comportamental baseia-se nas propostas do Behaviorismo de Skinner - Os comportamentos disfuncionais que fazem as pessoas sofrerem são aprendidos, e neste sentido a terapia é a “escola” para a aprendizagem de novos comportamentos mais adaptativos. O psicólogo comportamental desenvolve novos repertórios, ensina a identificar o que determinou o aparecimento de tais comportamentos disfuncionais e o quê os mantêm.
A Terapia Comportamental faz uso de técnicas específicas, sendo a mais importante a análise funcional, ou seja, identifica como, quando e onde tais comportamentos ocorrem e que função tem estes comportamentos para seu paciente. Que valor determinado comportamento tem para a pessoa.
A terapia comportamental tem um conjunto considerável de técnicas derivadas de pesquisas, em laboratório ou no próprio consultório. É a soma de pesquisa científica, rigor no levantamento de informações no momento inicial do processo e a utilização de técnicas e intervenções consolidadas que faz com que as pessoas tenham se beneficiado, de forma considerável, quando buscam a Terapia Comportamental. O Psicólogo Comportamental nos mostra que ao promovermos nosso autoconhecimento, é possível aumentar nossa habilidade para agirmos da maneira que queremos.
A psicologia comportamental leva em conta que a pessoa tem uma historia de vida e está inserida em uma comunidade. A psicologia comportamental se faz muito eficiente em quadros clínicos de ansiedade, Pânico, fobias, transtornos do afeto como depressão,