Psicologia resumão
1. Como surgiu a Filosofia e por que ela é considerada a “mãe das ciências”?
A filosofia surge como cosmologia, a compreensão de que o mundo é organizado, mas os fundamentos de suas explicações não são meramente seres antropomórficos, mas conceitos de nossa própria racionalidade. A filosofia surge para substituir o modelo mitológico-cosmogânico, pelo cosmológico-racional. Constituiu como uma lógica imanente, no sentindo de se atrelar ao psicológico ou a conteúdos que deem formas aos argumentos, enquanto que a filosofia propõe uma forma lógica que constitui melhor os conteúdos do pensamento, ascendendo ao verdadeiro conhecimento.
É considerada a mãe das ciências, porque ninguém impõe critérios a ela. Ao contrário, se existem regras, parâmetros para chegar a algo específico, é a filosofia quem estabelece, pois partem de linhas orientadoras que guiam a mente do homem em direção a um determinado conhecimento.
2. Explique a importância de Buda para o entendimento humano.
O ensinamento de Buda é sintetizado nas Quatro Sublimes Verdades, as quatro verdades universais. Elas são: A realidade da insatisfação, a causa da insatisfação, a cessação da insatisfação e o caminho que conduz à cessação da insatisfação.
A causa da insatisfação, diz Buda, é o anseio, o querer que a vida seja diferente daquilo que realmente é. Buda explica que quando todo o anseio é erradicado, termina todo o sofrimento, ou insatisfação. Para que outros pudessem também realizar a verdade e alcançar Nirvana, Buda ensinou uma prática a que chamou o “Caminho do Meio”, constituída por oito fatores, que os praticantes devem cultivar: compreensão correta, postura correta, fala correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção correta e concentração correta.
Buda fornece um entendimento abrangente e coerente da realidade, do qual as verdades mais subtis da existência são realizadas por experiência pessoal e direta.
3. Escolha um dos filósofos vistos em aula e