Psicologia psicossocial
Estereótipo, Preconceito e Discriminação
O conceito de Estereótipo
Conjunto de crenças e opiniões segundo as quais certos indivíduos possuem determinadas características simplesmente por pertencerem a um determinado grupo.
( Formam-se mediante o processo de generalização
(Assinalam em grande média o triunfo da aparência sobre a realidade objectiva
( Generalizações inadequadas, de excessiva amplitude e escasso fundamento.
Os estereótipos são ideias feitas que resultam generalizações e/ou de especificações, tendentes a considerar que todos os membros de um agrupamento social, de um grupo, se comportam do mesmo modo ou têm as mesmas características. É um conjunto de crenças que nos levam a classificar pessoas ou grupos sociais.
Estas ideias simplificadas são transmitidas como “ideias feitas” pelo meio cultural e social. São assimiladas sem que o indivíduo tenha consciência, apresentando-se como verdades indiscutíveis. No processo de formação de estereótipos relativamente a grupos sociais há uma relação entre o tipo de interacção que se estabelece entre os grupos. Se os grupos têm uma relação de competição entre si, a tendência é dominar um estereótipo negativo. Se a relação é de cooperação, a tendência é para dominar um estereótipo positivo. Muitas vezes as pessoas que estereotipam as outras fazem-no para satisfazer a sua necessidade de estatuto de superioridade. É um mecanismo de defesa para protecção da auto-imagem
A noção de preconceito
O preconceito é uma atitude fundamentalmente negativa constituída por três componentes:
a) Componente cognitiva (estereótipos) – Ideias e crenças negativas acerca de membros de um grupo social
b) Componente emocional – sentimentos