Psicologia organizacional
O TRABALHO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Objetivo:
• Identificar o comportamento condicionado no ambiente organizacional para aumento da produtividade e sofrimento psíquico (stress).
Conteúdos:
• O significado do trabalho para o homem; • O poder nas organizações; • O sofrimento psíquico nas organizações; • Subjetividade e organização.
O SIGNIFICADO DO TRABALHO
1 Autor: Paul Muchinsky
Por que as pessoas trabalham?
Durante séculos, essa pergunta aparentemente simples tem sido debatida sob várias perspectivas, inclusive religiosa, econômica, psicológica e filosófica. Alguma doutrina religiosa ensinou que o trabalho era uma forma de punição por nosso pecado original. O trabalho era uma obrigação ou dever de construir o reino de Deus. Portanto, o trabalho era bom, e o trabalho árduo era ainda melhor.
O trabalho era nobre por causa de sua natureza opressiva e por ser uma provação que fortalece nosso caráter. Ensinamentos religiosos também enfatizam o trabalho como um meio de controlar e reprimir nossas paixões. A falta de trabalho, ou o ócio, promove impulsos doentios, que nos desviam dos propósitos mais admiráveis. Assim, o trabalho é considerado um processo árduo, deliberadamente carregado de dificuldades, um meio de facilitar nosso desenvolvimento pessoal.
A visão da perspectiva econômica é que o trabalho nos proporciona os recursos financeiros para sustentarmos a vida e a aspiração para melhorarmos a qualidade da nossa vida material. A definição de trabalho mais comumente aceita, a troca de trabalho por pagamento, reflete claramente um ponto de vista econômico. O trabalho também tem significado psicológico, dando-nos uma fonte de identidade e união com outros indivíduos, além de ser uma fonte de realização pessoal.
O trabalho também tem o efeito de conferir um ritmo temporal às nossas vidas. Nosso trabalho nos dá uma