Psicologia organizacional
A psicologia organizacional e do trabalho é definida como uma divisão aplicada da psicologia preocupada com o estudo do comportamento humano relacionado ao trabalho, as organizações e a produtividade (Cascio,2001).os psicólogos organizacionais e do trabalho estão envolvidos no pesquisa sobre os funcionários e na aplicação dos princípios de psicologia dessa pesquisa ao ambiente de trabalho para ajudar a otimizar o sucesso de uma organização. segundo ROTHMANN os psicólogos organizacionais e do trabalho ajudam as pessoas a realizarem suas tarefas e as organizações a alcançarem seus objetivos das seguintes maneiras.
Ajudando os empregadores a tratarem seus empregados com justiça ,garantindo o tratamento justo das pessoas de formação diversas selecionando pessoas para tarefas, fornecendo treinamento, concedendo promoções,aumentos de salários, abordando o que incomoda e avaliando o desempenho com precisão.
Assegurando tarefas interessantes e satisfatória, criando trabalho recompensador e seguro, áreas de trabalho eficientes, motivando os empregados a melhorarem o desempenho e criando equipes que trabalham unidas combinando talentos e perspectivas diversas.
Ajudando os empregados a serem produtivos projetando padrões de trabalho que melhorem a efetividade e a eficiência e promovendo o treinamento e desenvolvimento de habilidade, auxiliando a satisfazer os desafios de competição.
As primeiras contribuições, desde a revolução industrial do século XIX, um numero relativamente grande de pessoas começou a trabalhar em conjunto, voluntariamente, nas relações administrador subordinado. A revolução industrial trouxe muita mudança tecnológica ao local de trabalho. Durante essa era, a ênfase foi no trabalho sendo realizado, e não na pessoa que realizava o trabalho.Os engenheiros se concentraram no desenvolvimento de maquinas eficientes. Eles argumentavam que, se as maquinas que eram utilizadas para produção de bens pudessem ser melhoradas, o resultados seria uma