psicologia organizacional
IDEM – Instituto Desenvolvimento Educacional do maranhão
Curso Gestão em Recursos Humanos
Aluna:
Lady Jane P. Campos Silva
Psicologia Organizacional
Exercícios Domiciliares
Aluna:
Lady Jane P. Campos Silva
Psicologia Organizacional
Exercícios Domiciliares
Trabalho desenvolvido para apresentação por compensação de ausências justificada na referida matéria.
Professor:
INTRODUÇÃO
A nossa sociedade é uma sociedade organizacional. Nascemos em organizações, somos educados em organizações e a maioria das pessoas consome grande parte da sua vida a trabalhar em organizações. Despendemos uma boa parte do nosso tempo de lazer a jogar e a rezar em organizações. A maioria morrerá numa organização e, quando chega o momento do enterro, a maior organização de todas – o Estado – tem de dar o aval oficial.
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). 23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia.
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, ou até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
1 – Conceito, Desenvolvimento histórico e Campos de aplicação.
De acordo com Schein (1982), a psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo, já que, de acordo com o autor, as organizações