Psicologia organizacional
Turma:
Introdução
O stresse nada mais é do que uma reação comum a algum tipo de situação passada, presente ou ansiedade futura.
Liderada pela personalidade do indivíduo, tem reações diferentes em cada um.
Embora seja teoricamente uma forma de resposta do emocional, afeta o físico e tem consequências diversas. É o que veremos adiante.
Causas e conseqüências do estresse
Podemos citar inúmeras causas e consequências, pois variam de pessoa para pessoa e são determinadas também pelo histórico de cada um.
Dentre as mais comuns que vemos atualmente são:
- Frustrações no relacionamento
- Carga excessiva de trabalhos
- Frustração no emprego (não conseguir alguma promoção)
- Fazer algo de que não gosta
- Rotinas conjuntas com trabalho, casa, família, etc.
- Falta de tempo para cuidar de si
- Falta de organização no trabalho e em casa
- Não reconhecer seus limites
Entre as consequências mais comuns podemos citar as brigas, a falta de motivação, a falta de empenho, o fim de relacionamentos, aumento de doenças relacionadas, entre outros.
Influências na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional
A qualidade de vida do profissional fica totalmente comprometida. Isso independe do que o individuo queira ou goste de fazer, do que é importante para cada um. Até nos mínimos detalhes, tudo passa a ser mais trabalhoso de se fazer e conseguir.
São sentidos nos relacionamentos com familiares e amigos, onde os detalhes já fazem enormes diferenças, falta de paciência ou de vontade de se relacionar e manter um padrão social.
Diretamente também afeta a vida na organização onde trabalha, pois o indivíduo já não será mais a pessoa foco, a pessoa em que todos se espelham. Os relacionamentos começam a ficar tensos e a vontade de trabalhar e produzir mais cai. Passa a não ser interessante para nenhuma das partes. A vontade de crescer, e desenvolver coisas novas para a organização passa para segundo