Psicologia Organizacional
Teoria Psicodinâmica
Bastante difundida nos meios acadêmicos, gerou muitos questionamentos e mudanças na maneira de ver o homem no ambiente organizacional. Fundamenta-se na premissa de que somos governados por instâncias psíquicas e o equilíbrio estabelecido entre elas é que define a nossa personalidade.
Princípios básicos da Teoria psicodinâmica
A teoria psicodinâmica vê o comportamento humano como o produto de forças psicológicas que interage dentro do indivíduo freqüentemente fora de seu estado de consciência. Principais Pontos da Teoria Psicodinâmica
Parte da vida mental é inconsciente e, como resultado, as pessoas podem comportar-se de maneiras que elas próprias não entendem.
Os processos mentais tais como: emoções, motivações e pensamentos agem paralelamente e podem ocasionar sentimentos conflitantes.
.
Não apenas os padrões estáveis de personalidade começam a se formar na infância como as primeiras experiências também influenciam bastante o desenvolvimento desses padrões.
As representações mentais que fazemos de nos mesmos, de outros e de nossos relacionamentos tendem a orientar nossas interações com as outras pessoas. O desenvolvimento da personalidade envolve aprender a regular sentimentos sexuais e agressivos, assim como, tornar-se socialmente interdependente em vez de dependente.
Ícones da Teoria Psicodinâmica
Freud baseou seus estudos sobre a personalidade na física de sua época para cunhar o termo Psicodinâmica.
Karen e Horney consideraram a personalidade enraizada na luta do individuo em lidar com sua dependência. Westen em 1998 considerou cinco pontos convergentes nos estudos dos colegas que o antecederam. Sigismund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de l856, em Londres . Morreu em 23 de setembro de l939.
Formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, autor da
Teoria da Psicanálise.
Estrutura da Personalidade
ID EGO E