Psicologia organizacional
ROTEIRO DE ESTUDO 1
Psicologia aplicada à Administração
Atividade 1
Agora, trabalharemos alguns conceitos que você conheceu durante os estudos feitos, tantos com base no mesmo texto introdutório como nos textos básicos.
Vale lembrar que o entendimento desses conceitos nortearão todo o desenvolvimento de seus estudos. Caso ainda não esteja claro para você, volte, releia os capítulos e entenda todos os conceitos.
1.1 No capitulo 1 - As Organizações – Chiavenato conceitua organização e descreve três condições essenciais para que essa organização exista e sobreviva. Conceitue organização.
R: é o sistema de atividades conscientemente coordenada de duas ou mais pessoas.
1- Há pessoas capazes de se comunicarem e que
2- Estão despostas a contribuir com a ação conjunta
3- Afim de alcançarem um objetivo comum.
1.2 Em Psicologia nas Organizações, Spector aborda os conceitos de Psicologia, Psicologia Organizacional e as principais atividades desenvolvidas pelo profissional dessa área.
a) Conceitue Psicologia e Psicologia Organizacional e descreva qual a diferença básica entre elas.
R: psicologia: é a ciência que estuda o comportamento humano (e não humano), da cognação, da emoção e da motivação. A área de aplicação que reúne o maior numero de psicólogos é a psicologia clinica.
Psicologia organizacional: tem um campo de aplicação menor e refere-se ao desenvolvimento e a aplicação dos princípios científicos no ambiente de trabalho. Os psicólogos organizacionais não lidam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais do funcionário. Essa atividade pertence ao domínio da psicologia clinica.
b) Descreva sucintamente quais as principais áreas de atuação do psicólogo organizacional.,
• análise de tarefa;
• conduzir um análise para determinar a solução de um problema organizacional;
• fazer e realizar um pesquisa sobre sentimentos e opiniões dos funcionários;
• avaliação de desempenho dos funcionários;
• seleção e treinamento de