Psicologia organizacional
Disciplina: Psicologia Organizacional
Prof. Mônica Gurgel
Conceituação e contextualização da psicologia como ciência.
O que é Psicologia? De acordo com a origem grega da palavra, Psicologia significa o estudo ou discurso (logos) a cerca da alma ou do espírito (psique). A breve história da Psicologia mostra que este significado foi alterado no decorrer do tempo e que, hoje, é uma tarefa difícil formular um conceito razoavelmente amplo para abranger todos os campos de sua atuação.
Mas, se pensarmos que todo o conhecimento da Psicologia faz parte de umas mesmas primícias, então tudo que criar, pensar ou disser será sobre a vida dos seres humanos. Por tanto, podemos definir a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Na organização, a ação da Psicologia estende-se a várias áreas, atuando com indivíduos e/ou grupos, com vários objetivos. Emprega extensamente a metodologia científica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas. A Psicologia, enquanto ciência do comportamento, é um instrumento a disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da qualidade de vida.
Amplitude e aplicação da Psicologia
Psicologia Clínica – interessa-se, fundamentalmente, pela aplicação de princípios psicológicos ao diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas emocionais e comportamentais. A sua atuação, às vezes, é confundida com a do psiquiatra, uma vez que também atua no diagnóstico e tratamento de doenças mentais.
Psicologia Escolar – se limita ao estudo problemas psicológicos relacionados à educação – notadamente problemas de aprendizagem, motivação e ajustamento escolar.
Psicologia Organizacional – nesta área trabalham na seleção e treinamento de pessoal, análise de funções e técnicas para aumentar a eficiência de funcionários na empresa, bem como a análise e