Psicologia organizacional
INTRODUÇÃO
Os temas liderança e motivação encontram-se entre os mais estudados em Psicologia Organizacional. Na busca de obter resultados por intermédio de pessoas, o gestor convive com a missão de liderar pessoas. A Psicologia Organizacional ajuda a entender e a delinear o papel do líder dentro de sua equipe. No estudo da motivação, a psicologia trouxe, igualmente, notáveis contribuições no sentido de otimizar a produção, incentivando o trabalhador. A Psicologia Organizacional tornou –se interdisciplinar, refletindo o interesse de vários profissionais que procuram compreender os fenômenos nas organizações e as suas dimensões na produção.
O indivíduo precisa suprir suas necessidades para motivar-se e alcançar seus objetivos. Não é só o dinheiro que motiva o trabalhador, há também outras necessidades que cada um tem. Os fatores de satisfação que envolvem sentimentos de realização, de crescimento profissional e de reconhecimento que se podem experimentar num trabalho desafiante e pleno. Esses fatores tem um efeito positivo sobre a satisfação no trabalho, muitas vezes, resultando um aumento da capacidade total de produção da pessoa.
DESENVOLVIMENTO
Motivação A motivação é um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações, contudo não é diretamente observável. De forma geral, é algo que impulsiona as pessoas a terem dado comportamento, é uma ação dirigida a certos objetivos. Segundo Maslow as necessidades dos seres humanos estão colocadas hierarquicamente em função de seu caráter de urgência e sua força. Quando as necessidades mais imperativas (as necessidades primárias) estão satisfeitas, as necessidades posteriores fazem pressão no sentido de conseguir a satisfação. Acompanhando cada tipo de necessidade em função de sua força, podemos colocá-las em forma de uma pirâmide. Na base desta pirâmide estariam as necessidades mais