psicologia organizacional no brasil: tendências atuais
A Universidade de Brasília – UnB sempre buscou a excelência no ensino, pesquisa e extensão como condiçõesprimordiais para a sua sobrevivência e seu planejamento futuro. Para atingir estas metas, a UnB, ao longo desses anos, buscou contratar e manter os melhores profissionais, entre professores e servidorestécnicos administrativos e tem procurado investir na qualificação de todos, oferecendo, dentro e fora do campus universitário, cursos/treinamentos de qualidade reconhecida.
Devida a crescenteexigência do mercado de trabalho e a busca de tentar estar entre as melhores instituições de ensino do país, a UNB impõe a busca de candidatos que melhor possam cumprir as tarefas dos cargos a seremocupados, bem como contribuir para que a organização atinja seu objetivo. Neste contexto, o objetivo do processo de seleção de pessoal é escolher o candidato com melhores conhecimentos e habilidades paradesempenhar determinada tarefa (Gatewood & Field, 1998). A escolha de tal candidato facilitaria o sucesso de programas que visam o aumento da produtividade de funcionários, elevando a receita e diminuindoas despesas da organização. Se funcionários aprendem mais facilmente as tarefas que precisam desempenhar e/ou cometem menos erros, o custo da empresa (com programas de treinamento e capacitação)diminui (Brethower, 2000).
RESUMO
Neste estudo são apresentadas as tendências históricas que auxiliaram a estabelecer a psicologia brasileira e, notadamente, a psicologia escolar. O progresso notável, durante os