Psicologia Organizacional Do Trabalho JUH
Acadêmica: Juliana da Silva Cardoso Andrade
Tema: RESUMO – Seleção de Pessoas (Psicologia Organizacional do Trabalho)
Agregar – Seleção de Pessoas
As empresas estão constantemente admitindo novos funcionários, e isso exige que elas tenham um preparo para decidir quanto ao ingresso ou não de um candidato em sua equipe. Esse processo de admissão deve ser bem planejado, de modo que o novo funcionário tenha a maior possibilidade de atender as suas expectativas.
O que se observa no meio empresarial é que há uma busca constante por profissionais que apresentem técnica e habilidade para o cumprimento das responsabilidades do cargo que vai assumir, e que atenda as necessidades da empresa, isso é reflexo da crescente valorização das pessoas que compõem uma empresa.
No processo de admissão de um novo funcionário a seleção vem logo após o recrutamento, e se caracteriza por ser o ponto de partida para o processo da seleção de pessoal. A obtenção de informações significativas sobre o cargo a ser preenchido ou a definição das competências desejadas pela organização fazem parte de decisão, capaz de identificar talentos com potencial para fazer a diferença no mercado. É através dela que o candidato recrutado é, ou não selecionado.
Existem diferentes técnicas de seleção, todas com o objetivo de proporcionar uma escolha mais assertiva. Entre elas estão: à entrevista, provas de conhecimento ou capacidade, testes psicológicos, testes de personalidade e técnicas de simulação.
Seleção de Pessoas: Conceito
A seleção de pessoas é o processo que busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes nas organizações, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização, ou seja, preservar ou enriquecer o capital intelectual da organização. Assim, o objetivo do processo de seleção de pessoal é escolher o candidato com melhores conhecimentos e habilidades para