Psicologia no brasil
PRÁTICA- AÇÃO CONCRETA DOS PROFESSORES
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do trabalho Pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental, As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologias do Ensino de História, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa.
Professores: Edilaine Vagunda, Josilaine B.R Nascimento, Cytia Simione França, Eliane França, Juliana Fogaça.
Tutora Eletrônica: Silmara Renata Pinheiro Inácio
Tutora de Sala: Danielle Marie Almeida
Montes Claros
2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a partilha de saberes e conhecimento profissional. Assim , falarei das experiências buscadas através do estágio no Centro Educacional Apóstolo Santiago O Maior, na sala do 1º ano do Ensino Fundamental com a professora Josiane Santos.
Mediante, esta perspectiva, os processos formativos profissionalizantes equivalem a processos de investigação diretamente em consonância com as praticas educativas. A “pesquisa talvez seja (...) a possibilidade do professor tomar para si mesmo o direito pela direção de seu trabalho e, comprometendo-se com busca de uma sociedade justa, torná-lo capaz de (...) inventar um mundo alternativo” (Dickel, 1998, p. 33). Esta prática se constitui em uma práxis, porque seus elementos constitutivos são: a ação e a reflexão, onde o planejar, agir e avaliar são processos reciprocamente relacionados e integrados, sendo assim, construídos no lugar real e não hipotetizados. Desta forma, consideram-se os aspectos sociais e culturais, constituindo, portanto, um mundo construído a partir do aprendizado dinâmico e dialógico, no qual os envolvidos participam ativamente da construção do seu conhecimento.
DESENVOLVIMENTO
A falta de recursos materiais é um grande problema enfrentado pela