psicologia no brasil
Comente as principais influências.
A tendência do século XIX manteve-se por algum tempo, diferenciando-se gradativamente sendo que as preocupações estritamente psiquiátricas foram se delineando com maior clareza e delimitando mais explicitamente suas fronteiras com a Psicologia.
A principal evidência disso foi a criação de laboratórios de Psicologia em diversas instituição psiquiátricas cuja produção foi principalmente de natureza psicológica. O desenvolvimento dos saberes psiquiátrico e psicológico e suas decorrências práticas foram fatores fundamentais para que ambas as áreas adquirissem contornos mais nítidos e, consequentemente uma maior delimitação entre si.
No século anterior, no que diz respeito as precárias condições de saneamento e saúde do povo brasileiro. Intelectuais e políticos reclamavam da Medicina intervenções concretas por meio de um projeto profilático, com finalidade de erradicar, ou pelo menos minimizar, as inúmeras doenças infectocontagiosas que assolavam o pais, esse movimento, no âmbito da Medicina Geral estava intimamente relacionada a questão da Higiene.
Tanto o pensando psiquiátrico quando o psicológico encontraram fértil terreno para seus estudos e para a aplicação de seus conhecimentos por meio da Higiene Mental instância derivada da higiene em sua expressão fontes de produção de pesquisa e de praticas relacionados a psicologia.
Fundada no Rio de Janeiro na década de 10, a colônia produziu extensa contribuição a Psicologia por meio de seu fértil laboratório criado em 1923, esse laboratório foi transformado em instituto de psicologia subordinado ao ministério de Educação e Saúde Publica em 1932. O laboratório, que contava com sofisticados equipamentos vindo de Paris Leipzig funcionava como instituição auxiliar médica: (2) como auxiliar das necessidades sociais e praticas: (3) como núcleo de pesquisas cientifica: (4) como centro didático para