Psicologia na Educação
Disciplina:Psicologia na Educação
Exercício: Inclusão Escolar
1-Conceito de inclusão.
Quais as criticas que os autores fazem sobre o conceito de inclusão?
R=As críticas a tais concepções e práticas evoluíram para uma visão integracionista: no campo científico, a ênfase deslocou-se dos fatores orgânicos ou individuais para os fatores sociais ou ambientais, ocorrendo um processo de transição do modelo médico para o modelo social da deficiência.
2-As concepções e a fala dos professores sobre a inclusão:
R=As concepções que emergem nas falas dos professores aparecem em três noções inter-relacionadas: as concepções de normalidade, de deficiência e de inclusão. A concepção de normalidade pode ser organizada em dois grupos. O primeiro recusa o conceito, questionando a idéia de normalidade; desse ponto de vista, não existem normais, ou cada um só é normal até certo ponto. O segundo assume a existência de uma normalidade. O segundo assume a existência de uma normalidade. Para alguns professores, normalidade tem relação com a aceitação pelo outro, fazer coisas comuns, participar, interagir, brincar. a concepção de deficiência aparece nas falas dos professores de duas maneiras principais: como característica humana geral ou como especificidade de alguns.
3-Retirar e analisar os 3 grandes agrupamentos de sentido nas falas dos professores:
R=Dentro dessa linha, o dispositivo de análise e interpretação permitiu elaborar três grandes agrupamentos de sentido nas falas dos professores, que foram denominados: a) concepções de base, no qual aparece o entendimento que o professor expressa de deficiência, normalidade e inclusão; b) o lugar de si, no qual o falante descreve a si mesmo e suas relações no processo de inclusão, dando ênfase à postura profissional, aos sentimentos, às aprendizagens, ao processo de formação; c) o lugar do outro, no qual o falante elege interlocutores privilegiados e os descreve, destacando