psicologia na educação
Profª: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Sigmund Freud
O pai da psicanálise, Freud nasceu em Freiberg no ano de 1856, este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Sigmund Freud sempre se preocupou em estudar manifestações de desequilíbrios humanos, procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio, Freud desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes.
A partir de algumas de suas teorias esse psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre que era um método que fazia seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viesse à cabeça com esse método ele era capaz de desvendar os sentimentos mais reprimidos, e dessa forma ele conseguiu curar muitas doenças.
Sigmund Freud percebeu com suas teorias que a criança passa por diversas fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID que é o principio do prazer, o ID não se preocupa com a realidade, quando quer algo ele só quer satisfazer o próprio desejo suas vontades. Com o desenvolvimento da criança a segunda parte da sua personalidade começa a se desenvolver, o Ego começa a se desenvolver. O Ego é o principio da realidade onde a questão moral, religiosa começa a se delimitar, e por ultimo o Superego onde já nos encontramos com nosso próprio controle podendo assim diferenciar o certo do errado.
Jean Piaget
Na educação, Piaget utiliza sua “teoria dos “estágios” para contrapor o ensino tradicional, herdado do século XX. A escola nova critica, sobretudo no início